g2h

level

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Hospital do câncer

Hospital do câncer na verdade esse era o seu nome antigo, hoje em dia chama-se Hospital AC Camargo fica no bairro da Liberdade.
Um dos hospitais mais especializados no tratamento de câncer em seres Humanos.
Com inicio das atividade em 1934 quando o Prof. Dr. Antonio Cândido de Camargo, da Faculdade de Medicina da USP, lançou a semente da Associação Paulista de Combate ao Câncer. A APCC teve seu primeiro estatuto social em 1936 e buscava combater os tumores malignos através de assistência médica hospitalar, difusão de informação, preparo de educadores voluntários e leigos e aperfeiçoamento de médicos e técnicos na área de Oncologia.
Antônio Prudente, jovem e renomado cirurgião, discípulo de A. C. Camargo, trazia consigo a idéia de fundar um hospital para tratar o câncer. Em 1943 conseguiram-se os primeiros 100 contos de Réis. Depois vieram as campanhas para a arrecadação de fundos, com destaque para o donativo oferecido pelo Comendador Martinelli, tratado pelo cirurgião Prudente, de 1.000 Contos de Réis.
Em 1946, a jornalista Carmen Prudente, já então casada com Antônio, cria a Rede Feminina de Combate ao Câncer e envolve boa parcela da população de São Paulo em torno da construção do hospital. Um jovem estudante de Medicina, Humberto Torloni, filho de imigrantes italianos, vence o concurso de arrecadação de fundos e como premio ganha uma bolsa de estudos nos Estados Unidos, quando volta ao Brasil oferece-se a fazer parte da equipe da Fundação Antonio Prudente, tornando-se nos dias de hoje um grande e renomado icone do Hospital A. C. Camargo. No dia 23 de abril de 1953 entrava em funcionamento o Instituto Central - Hospital A. C. Camargo. Era o 1º. hospital de São Paulo erguido pela população e voltado para ela, sem distinções.
O corpo clínico do Hospital era constituído de 54 médicos efetivos, selecionados por Prudente. Compunham também a equipe cinco consultantes e 16 médicos residentes, distribuídos em 5 departamentos: Cirurgia (três serviços), Medicina, Radiologia, Anatomia Patológica e Patologia Clínica. No ano de 1955 formava-se a 1a turma de Residência Médica. Em 21 de novembro de 1961 o Hospital é considerado Instituto Complementar da USP e a Residência Médica como curso de Extensão Universitária, credenciada oficialmente pelo MEC.
Hoje em dia é uma entidade filantrópica, foi transformada em Fundação nos idos de 1973 com o nome de Fundação Antonio Prudente.
O endereço é:
Rua Professor Antonio Prudente, 211
Bairro: Liberdade
Telefones: (11) 2189 5000 ou 2189 5088
hcanc.org.br
Se destaca pelos seus diagnósticos, tratamento e pesquisa na are de oncologia.


6 comentários:

  1. como conhecer o hospital sem possuir paciente ?

    ResponderExcluir
  2. Como faço para ir visitar as pessoas com Câncer sem possuir pacientes ?

    ResponderExcluir
  3. meu esta com cânçer na garganta esta avançado e ate agora não concegui nada aq na baiha precisa fazer mas não condições de paga e o tempo so passa o que fazer?

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ir conhecer o AC Camargo como faco?

    ResponderExcluir
  5. Através do site www.accamargo.org.br é possível obter maiores informações, inclusive na aba "fala conosco" é aberta a enviar mensagens diretamente ao hospital.

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de doar uma peruca para uma mulher que necessite, quem pode me indicar alguem?

    ResponderExcluir

Postagens populares